Aula do dia 11/07 - A guerra contra os inimigos deste mundo

Missão  de Satanás 

Introdução 

 

• Como a missão  dele é  roubar, matar é destruir, ele não  mede esforços para obter seus ideais.

• Com a desobediência do  primeiro casal da humanidade  ao seu criador, eles perderam  completamente a relação íntima que tinham com Deus.

• Satanás  não  deixou  de ser o tentador, mantendo a mesma astúcia.

• A ferramenta  de trabalho utilizado por satanás no Éden continua a mesma, usando os mesmos artifícios para seduzir e tentar as pessoas.

 

2. Precisamos conhecer quem são os verdadeiros inimigos do homem

"Porque tudo que há no mundo - os desejos da carne, os desejos dos olhos  e a soberba da vida - não  procede do Pai, mas procede do mundo"(1Jo 2.16) 

"Portanto, sujeitem-se a Deus, mas resistam ao diabo, e ele fugirá se vocês. (Tg 4.7)

 

3 - Os desejos da carne

" Ora, as obras  da carne  são  conhecidas e são: imoralidade sexual, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, inimizades, rixas, ciúmes, iras, discórdias, divisões, facções, invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes  a estas. Declaro a vocês que como antes já  os preveni  que os que praticam tais coisas não  herdarão o reino de Deus. (Gl 5.19-21)

 

4 - Os desejos dos olhos

"Os olhos são a lâmpada do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo seu corpo será  cheio de luz; se, porém, os seus olhos forem maus, todo o seu corpo estará  em trevas. Portanto, se a luz que existe em você são  trevas, que grande trevas serão!" (Mt 6.22-23).

Exemplo: Os doze espias enviados por Josué para ver a terra prometida, dez voltaram  com uma determinada visão, e dois, com outra visão.

 

5 - Soberba da vida

A transgressão do Rei Uzias (orgulho) (2Cr 26.16).

" Digo a vocês que este desceu justificado para a sua casa, e não aquele. Porque todo o que se exalta será himilhado; mas o que se humilha será  exaltado." (LCD 18.14).

O homem soberbo é  aquele que só  confia na força  do seu braço e nos seus próprios recursos, fazendo pouco caso, desrespeitosamente, da lei de Deus é dos direitos humanos.

"Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada  um de vocês que não  pense de si mesmo além do que convém. Pelo contrário, pense com moderação, segundo  a medida da fé  que Deus repartiu a cada um." (Em 12.3).

 

Conclusão

Podemos vencer o mundo, não  nos conformando com este sistema social corrompido. Não  há  maturidade espiritual sem batalhas  espirituais. Nem um cristão cresce em Cristo por acidente, ou por um "passe de mágica". Toda via, ao Cristão é  dito que corra, lute é combata contra as forças  espirituais.

Como Cristão, precisamos seguir o exemplo do Senhor Jesus Cristo, que venceu todas as formas de tentação, e a sua trajetória de vida, que foi sempre na direção de fazer a vontade do Pai.